3 dicas incríveis para te ajudar a escolher o que cursar na faculdade



Olá pessoal, tudo bem? Época de vestibulares e Enem chegando e o post de hoje é para aquela pessoa que quer entrar na faculdade mas ainda não saber o que vai escolher para cursar.

Para quem não sabe eu já fiz inúmeros cursos superiores mas, sempre os deixava por que não gostava do curso que estava fazendo. Se eu tivesse pensado melhor e levado em consideração as dicas que vou passar para vocês aqui agora eu não teria perdido tanto tempo e dinheiro.

Dica número 1: Faça uma reflexão sobre tudo aquilo que gosta e coloque no papel.



 A primeira coisa que você deve levar em consideração na hora de escolher um curso é do que você gosta. Levantar questões como: O que eu gostaria de fazer pro resto da minha vida? O que me deixaria feliz e satisfeitx? Como me vejo quando eu acabar a faculdade? São questões primordiais na hora de escolher algo para seu futuro. Para facilitar coloque as respostas no papel.

Dica número 2: Tenha atenção no que as pessoas dizem que você tem predisposição a seguir carreira.


Só quem conhece a gente melhor que nós mesmos são as pessoas que nos rodeiam. Minha mãe sempre me falava que eu tinha facilidade para escrever e que isso poderia ser parte da minha carreira mas não dei muita importância, se eu tivesse escutado ela antes talvez eu não tivesse ido para tantos cursos em que não tinha nada a ver comigo. Mas não é para seguir cegamente o que os outros dizem, e sim refletir a respeito e se possível perguntar por que aquela pessoa acha que seria bom para você e começar talvez a perceber características que você não sabia que tinha. 

Dica número 3: Faça um teste vocacional


Se depois disso tudo você ainda estiver na dúvida de qual carreira é perfeita para você ainda temos mais uma opção. Faça um teste vocacional. No que consiste esse teste? São várias perguntas a serem respondidas que no final vai dar uma resposta bem aproximada de qual é a sua vocação. Quando eu fiz o teste recentemente ele deu escritor e mais umas 12 opções de carreiras. O melhor teste até agora que já fiz foi o Teste Vocacional do site Guia do Estudante. Lá no site você só precisa fazer um cadastro e começar a responder as perguntas. São um total de 60 perguntas onde se leva em média uns 10 minutos para fazer e tem que ser bem sincerx na hora de escolher as opções para que dê o resultado certinho.

Por fim, depois de decidir o curso o desafio é escolher a instituição, fazer os vestibulares e começar a estudar. Fazer faculdade é um grande desafio então devemos fazer escolhas que nos deixem felizes primeiramente. 

Espero que tenham gostado da dicas. 😉



18 comentários:

  1. Como sou psicóloga, tenho que dar essa dica: Também há a possibilidade de realizar um teste vocacional com um psicólogo, além das perguntas que você citou, o profissional também realiza testes para verificar suas habilidades e aptidões, acaba sendo algo mais completo e confiável, obviamente tem um custo, mas vale a pena, principalmente se a pessoa está com dúvidas em relação a qual carreira seguir.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lenise, sim, o meu primeiro exame foi com um psicólogo. :)

      Excluir
  2. São ótimas dicas! Antes de entrar para a faculdade de Jornalismo, fiz a dica 1 e a dica 2.
    Mas às vezes acho que eu deveria ter pensado mais e ter pesquisado mais, porque tem coisas no meu curso que me desanimam.
    Então, uma dica que dou é pesquisar. Ir nos sites das universidades que deseja cursar e ver o currículo. Ver se tem algo que te agrada. Óbvio que nos cursos sempre terá uma disciplina que você não vai gostar, mas se você se identificar com a maioria, vai ser ótimo e pode pesar na sua escolha :)

    Adorei o seu post <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monique, ótima dica. É sempre importante fazer uma escolha quando se tem certeza dela. :)

      Excluir
  3. Essa é uma escolha muito difícil! A gente tbm tem que pensar que não precisa ser para o resto da vida, vc muda, a vida muda e vc tbm pode mudar a sua carreira! ;)

    FÉRIAS PRA ONTEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karen, sim. Eu mesma já mudei de faculdade muitas vezes mas, talvez, eu poderia ter evitado muita coisa se tivesse pesquisado antes direito. Por isso devemos pensar bastante a respeito mas, claro, mesmo se tudo mudar é só seguir em frente. :)

      Excluir
  4. Obrigado pela dica poos estou muito indecisa do que fazer. São muitas opções e pouca grana kkkkk
    Vou analisar tudo com cuidado e escolher bem. Parabens e sucesso sempre beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, é muito complicado mesmo. Mas também existem várias bolsas e formas de ingressar, vai na fé que vai. :)

      Excluir
  5. Quando terminei o médio e estava pensando no que eu realmente queria fazer, fiz exatamente isso que você disse e foi muito útil. Minha mãe não gostou muito do curso que escolhi por conta da parte financeira mas eu super me vejo fazendo o que estou cursando.
    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, pois é, é um custo muito grande mas acho que se for algo que a gente realmente goste, vale o esforço. :)

      Excluir
  6. Oi Luísa! São ótimas dicas, mas a real é que é uma escolha dificílima. Mesmo seguindo todo o protocolo ainda é muito possível que a pessoa se decepcione, especialmente porque algumas escolas não preparam seus alunos psicologicamente pro ambiente universitário, que é um choque de realidade. É um peso muito grande pra um jovem de 18 anos decidir por algo que deverá levar para toda a vida, teoricamente. Acho que é uma das decisões mais difíceis que temos que tomar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, tudo oq eu vc disse é verdade. É uma decisão muito difícil e muitas vezes temos que tomar essas decisões sozinhas.

      Excluir
  7. Oi Luisa, tudo bem? As três dicas são ótimas, mas confesso que foco mais na primeira. Acredito que se encontrarmos algo que gostamos e que podemos trabalhar com isso é com certeza a combinação perfeita. Eu cursava Ciência da Computação até que descobri que não tinha a menor vocação para estudar PHP, mudei de curso e hoje estou quase me formando em Administração. Realmente foi muito melhor. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika, foi a mesma coisa comigo o ruim é quando continuamos em algo que não gostamos.

      Excluir
  8. Uau! Suas dicas foram ótimas, eu sempre tive uma idéia do que queria no terceiro ano resolvi fazer Gestão Ambiental e estou na metade, mas sou apaixonada por ler e pelo português em si, comecei Letras também e hoje me sinto muito feliz. Fazer 2 faculdades não é mole fora curso, estágio etc. Mas quando fazemos por amor tudo da certo ♡

    Jully.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jully, obrigada pelo elogio. Imagino que deve ser uma correria mas sempre dá certo ne. :)

      Excluir
  9. Pois é Luísa, eu sempre quis ser bióloga na vida, mas suas dicas são super válidas. Curti bastante!
    Bjks!

    https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.